O Código de Ética existente em praticamente todas as profissões é resultado dos usos e costumes que prevalecem na sociedade, chamadas de normas sociais, eles oferecem orientações é conhecido como conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão, princípios que devem nortear o comportamento das pessoas na sociedade.
Geralmente todos os Códigos de Ética Profissional, e o de Secretariado não seria diferente, trazem em seu texto os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade para com a empresa, empatia, solidariedade, compromisso com o fortalecimento da classe/categoria, observação das normas administrativas da empresa, tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquicos, e o tão aclamado sigilo profissional que cerca miticamente todas as profissões.
A ética empresarial, tão almejada por todas as empresas e pelos profissionais aplicados e éticos deveria ajudar na resolução de conflitos. Mas vemos instituições carregadas de profissionais sigilosos e que prezam pela honestidade e fortalecimento próprio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário