segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ética Profissional



Ética, do grego ethos, significa costume e deve ser compreendida como “um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas”. (Hernandes, 1999). Normalmente utilizada para conceituar os deveres e os direitos dos diversos profissionais no desempenho de suas atividades e em seu relacionamento interpessoal, seja no âmbito profissional ou no âmbito pessoal, esta serve para estabelecer regras de conduta ao indivíduo. E quando isso ocorre na relação indivíduo-empresa a este conjunto de normas dá-se o nome de Código de Ética Profissional.
O Código de Ética existente em praticamente todas as profissões é resultado dos usos e costumes que prevalecem na sociedade, chamadas de normas sociais, eles oferecem orientações é conhecido como conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão, princípios que devem nortear o comportamento das pessoas na sociedade.
Geralmente todos os Códigos de Ética Profissional, e o de Secretariado não seria diferente, trazem em seu texto os seguintes princípios: honestidade no trabalho, lealdade para com a empresa, empatia, solidariedade, compromisso com o fortalecimento da classe/categoria, observação das normas administrativas da empresa, tratamento cortês e respeitoso a superiores, colegas e subordinados hierárquicos, e o tão aclamado sigilo profissional que cerca miticamente todas as profissões.
A ética empresarial, tão almejada por todas as empresas e pelos profissionais aplicados e éticos deveria ajudar na resolução de conflitos. Mas vemos instituições carregadas de profissionais sigilosos e que prezam pela honestidade e fortalecimento próprio.
O fato é que com a inversão de valores éticos o ser humano vem perdendo ao longo dos anos a capacidade de discernimento ético na própria vida e nas relações humanas, uma vez que como já dito esta está diretamente ligada com aqueles, frente a isso, cobrar responsabilidade e atitude ética com o próximo em um ambiente competitivo e inerente a sobrevivência torna-se uma tarefa árdua e por vezes esquecida.

Nenhum comentário: